sOM de Maresia
Coral Guarani
Amba Vera
Aldeia Indígena Tenonde Porã
>>> Etnia Guarani Mbya
foto Georgia Branco
foto Sandra Miyazawa
Formado por integrantes da Aldeia Indígena Tenondé Porã, localizada na região de Parelheiros, zona sul de São Paulo, o Coral Amba Vera é símbolo de reverência e de resistência pela cultura guarani. É essencialmente através da palavra falada que a cultura é transmitida entre gerações. Por isso, o incentivo à formação e consolidação de grupos corais dentro da Aldeia é primordial para que as tradições e cultura indígenas não sejam perdidas.
Dentre as diversas etnias indígenas, é unânime que o Canto Guarani é dos mais singulares e de beleza única.
Na Aldeia, existem diversos grupos organizados, e o Coral Amba Vera é um deles, composto de 23 pessoas no total, entre jovens e crianças, de 6 a 33 anos de idade. Para as apresentações, este número pode variar, podendo ser reduzido um pouco, de acordo com as condições de contratação.
Além de canções tradicionais, acompanhadas por violão, rabeca e chocalho, os indígenas apresentam também um pouco de sua dança e jogos, com destaque para a dança do Xondaro, que significa guerreiro em português.
E é isso que eles são, guerreiros, que até hoje lutam por seu espaço, não só nas e pelas terras que genuinamente lhes pertencem, mas também pelo respeito e espaço na história presente, passada e futura de nosso país.
imagens Sandra Miyazawa
depoimento >>>>>>>
Meu encontro com eles foi pelo amor. Já os conheço há pelo menos treze anos, quando fizemos um espetáculo juntos. E desde então, nossa conexão e carinho só aumentam. Como todo trabalho de arte que realizo, o amor é parte inerente, e no caso deles, é ainda mais especial.
Muito me felicita poder levar seu canto tão único e mágico para que mais pessoas possam se encantar também, e ao mesmo tempo poder colaborar para que eles tenham o incentivo necessário para continuar, a despeito das dificuldades que diariamente vivem.
>>>> Sandra Miyazawa
imagens Sandra Miyazawa
>>> em breve, mais vídeos >>>